<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d3130456206145852982\x26blogName\x3dRevista+Fraude\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttp://revistafraude.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://revistafraude.blogspot.com/\x26vt\x3d4683893385502453966', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

Curadoria é arte

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Ao entrar numa galeria de arte ou museu, há quem pense que os quadros, fotografias ou esculturas em exposição foram dispostos aleatoriamente por alguém que só estava preocupado em ocupar os imensos espaços vazios desses culturais ambientes. A revista Fraude, preocupada com os seus leitores, vem dar um aviso: Cuidado! Não se precipite e saia por aí falando que 'curador' é aquele que senta numa sala fechada e só assina papéis para definir quando uma exposição entra e quando ela sai.

Os profissionais da área fazem questão de ressaltar que a curadoria é um processo de criação, assim como a produção de toda e qualquer obra de arte. Para ser um curador é preciso que o profissional seja um especialista em arte já que é ele o responsável por todos os passos necessários à exposição de um acervo: concepção, montagem e supervisão de uma exposição. É claro que ele também precisa zelar pelo patrimônio artístico do museu ou galeria de arte.

Se, na Igreja Cristã, o termo curador designava aquele que provia dos pobres, fracos e mentalmente incapacitados, a macaquicha e a Fraude 7 te ajudam a descobrir do que exatamente se trata o desconhecido mundo da Curadoria, nos dias de hoje.

leave a comment