A necessidade de comunicar
quinta-feira, 25 de setembro de 2008Na Fraude #3, publicada no ano de 2005, em uma das matérias da revista, foi tematizada a maneira como os jovens se comunicavam na Internet, as mudanças de hábito e as mudanças de comportamento que essas tecnologias proporcionaram, o que Marina Novelli, autora da matéria, chamou de Síndrome da Comunicação. Os sintomas dessa síndrome seriam a redução da noção de tempo, a tendência à auto-multiplicação, a aceleração dos processos digitais, e a neurose da checagem. Confira a matéria na íntegra e baixe a Fraude #3, nesse link.
De lá pra cá, o número de usuários da Internet cresceu exponecialmente e, segundo dados de 2007, 15 milhões de pessoas estão utilizando a rede no Brasil . Não ter Orkut ou MSN é para raros. A mudança mais notável nesses três anos é que, atualmente, não é mais necessário todo aquele ritual de ir ao local em que há conexão, sentar à frente de um computador para estar dentro da rede. Os celulares, agora, possibilitam o acesso de qualquer lugar. As tecnologias móveis mudaram e tem o potencial de mudar as formas como nos comunicamos. Podemos acessar o MSN do celular, tanto como o Orkut, ou qualquer outra rede social.
Falando em rede social... Nós nem queríamos, mas a Macaquicha, esse símio do sexo feminino que tomamos como mascote da Fraude nos governa, então, criamos perfis para a nossa mascote temperamental em toda a sorte de redes sociais: Facebook, Multiply, Orkut, Twitter, Last.fm etc, etc ad infinitum. Nos adicionem!
26 de setembro de 2008 às 17:52
É o novo diasafio é de desconectar, não é mesmo minha gente? Adoro essa intertextualidade entre trabalho e aulas de tecnologia.